15/01/2016

COMO DIMINUIR OS SINTOMAS DA TPM

Nervozismo, irritabilidade, alterações de humor, ansiedade. Esses e outros sintomas constituem a TPM (tensão pré-menstrual) ou síndrome pré-menstrual.
 
Estudos demostram que 75% a 80% das mulheres apresentam sintomas durante o período pré-menstrual. Essas alterações e mudanças de comportamento afetam não só a mulher, mas todos que estão a sua volta, principalmente os familiares, colegas de trabalho e pessoas mais próximas.
 
Agora, existem alguns hábitos que podem contribuir para se livrar da TPM um dos tratamentos indicados por especialistas para diminuir os sintomas inclui mudanças comportamentais como: terapias de relaxamento, descanso adequado, prática regular de atividade física e mudanças na alimentação. Além disso, o uso ácidos graxos essenciais e ingredientes como o óleo de prímula, germen de soja e o óleo de linhaça são importantes para a diminuir e até mesmo acabar com os sintomas da TPM.
 

Veja a seguir alguns outros nutrientes, vitaminas e minerais, e sua relação com a TPM:

 

 

Carboidratos: Os sintomas da TPM podem ser agravados na deficiência de triptofano (um aminoácido que ajuda na síntese de serotonina). Os carboidratos auxiliam na absorção do triptofano. Algumas mulheres sentem vontade de consumir carboidratos (doces, massas, pães
, etc), provavelmente para aumentar o triptofano e serotonina, conseqüentemente com melhora do humor.
 
Prefira o consumo de carboidratos integrais, exemplos: pães, biscoitos, aveia, farelo de trigo, macarrão, arroz, etc.
 
Vitamina B6: A vitamina B6 atua na formação de serotonina e dessa forma proporciona melhora nos sintomas de alterações de humor, por este motivo indica-se que se atinja as recomendações diárias desta vitamina.
 
Vitamina E: A vitamina E pode aliviar sintomas como ansiedade e sensibilidade mamária entre outros. Por ser antioxidante recomenda-se o consumo de alimentos fonte de vitamina E ou até mesmo suplementos vitaminicos que tenham a vitamina E, como o VitaminAZ Woman do laboratório Sunflower.
 
Cálcio: Mulheres com síndrome pré-menstrual tem maiores riscos de desenvolver osteoporose e apresentam menor massa óssea. Inclua diariamente na sua dieta alimentos ou produtos ricos em cálcio, vitamina D e magésio. O magnésio também está envolvido na atividade da serotonina e de outros neurotransmissores, sua deficiência pode influenciar nos sintomas da TPM.
 
Óleo de Prímula, Linhaça e Gérmen de Soja: O óleo de prímula é rico em ácido linolênico, um precursor de prostaglandinas da série 1, substâncias de efeito antiinflamatório e também necessárias na formação de substâncias que regulam os hormônios femininos. Desta maneira, atenua os sintomas de TPM, incluindo alterações de humor, inchaço e dor nas mamas. Já o Óleo de Linhaça é rico em ômaga 3,6 e 9 ácidos importantes 
para o metabolimos da mulher. O Gérmen de Soja possui isoflavonas essencial para aliviar sintomas da menopausa e TPM.
 
Absoluté End Ciclo: É um produto fabricado pelo laboratório Sunflower com uma fórmula exclusiva com óleo de Prímula, linhaça e gérmen de Soja excelente para promover mais qualidade de vida para as mulheres.
 
A redução no consumo de sal, açúcar, cafeína e álcool também podem ajudar na retenção de líquidos, irritabilidade e cólicas. Como você pode perceber, ter uma alimentação saudável, equilibrada pode ajudar muito no combate aos sintomas da TPM, entre outras mudanças de comportamento. Adquira bons hábitos e livre-se da TPM!
 
 
Fonte:
 
FONSECA, A. B. P. B. L. Tensão Pré-Menstrual: Evidências Científicas dos Efeitos dos Nutrientes. Revista Nutrição Saúde & Performance, edição 34, 2007.
Valadares, G. C.; Ferreira, L. V.; Filho, H. C; Romano-Silva, M. A. Transtorno disfórico pré-menstrual revisão - conceito, história, epidemiologia e etiologia. Revista de Psiquiatria Clínica. v.33, n.3, São Paulo, 2006.